Você gosta de macarrão, não vive sem ele? Mas será que ele é um grande vilão da dieta?

Não tem jeito, quando você pensa em fazer uma dieta a primeira coisa que você pensa é cortar massas e isso inclui o macarrão. Prático típico da culinária italiana, a massa foi adotada pela família brasileira, principalmente no almoço e janta.

É comum fazerem vários pratos com base na massa do macarrão. No Brasil a mais consumida é a do tipo espaguete. Ela vem sempre acompanhada com aquele belo molho de tomate ao sugo ou então ao alho e óleo. Não podemos negar, o macarrão é uma delícia de qualquer jeito, mas será que engorda muito?

PESQUISA

Uma recente pesquisa da British Medical Journal mostrou que, quando aliado a uma dieta rica em alimentos nutritivos, o macarrão não induz ao ganho de peso. Segundo os pesquisadores, o carboidrato não leva muito açúcar como outras comidas da mesma classe.

“O estudo mostra que as massas não contribuem para o ganho de peso ou aumento da gordura corporal”, diz John Sievenpiper, principal autor do estudo, em nota.

As pessoas envolvidas nos estudos comeram, em média, 3,3 porções de massa por semana em vez de outros carboidratos. Uma porção é igual a meia xícara de massa cozida. Depois de um acompanhamento médio de aproximadamente 12 semanas, participantes não só não ganharam peso como perderam cerca de meio quilo.

“Podemos agora dizer com alguma confiança que a massa não tem um efeito adverso sobre os resultados do peso corporal quando é consumida como parte de uma dieta saudável”, disse Sievenpiper, em nota.

Vale ressaltar que toda dieta deve ser seguida de perto por um nutricionista e que excessos de qualquer alimento podem provocar, além de tudo, aumento de peso considerável. A dica é se alimentar corretamente.

CONCLUSÃO
O macarrão não é o grande vilão da dieta.

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